ENEM Ano 2009 2a Aplicação

Voltar à pagina de questões

Área de conhecimento: CNT - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matéria: Biologia


Questão 33

p>

Um experimento realizado na Floresta Nacional dos Tapajós, no Pará, teve como objetivo identificar o papel da redução das chuvas sobre a floresta Amazônica decorrente do aquecimento global.

Para tanto, entre os anos de 2000 a 2004, foi simulada uma situação de seca severa em uma área de vegetação nativa que media um hectare, denominada "área estudada". Os resultados obtidos foram comparados com os dados de outra área com tamanho, vegetação e estrutura similar e que não havia sido exposta à seca, denominada "área controle". Foi medida a quantidade de água no solo das duas áreas durante os períodos de chuva e de seca na floresta amazônica. A quantidade de água (em milímetros) encontrada na área estudada (pontos cinzas) e controle (pontos pretos) é mostrada no gráfico as seguir. As faixas verticais cinzas representam o período no qual os pesquisadores criaram uma seca artificial na área estudada, durante os períodos chuvosos.


Analisando-se o gráfico, que revela o resultado direto da metodologia usada para criar secas artificiais, observa-se que

Voltar à pagina de questões Próxima

Fonte: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2009