Simulado Supremo Tribunal Federal (STF) | Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação | 2019 pre-edital | Questão 320

Língua Portuguesa / Domínio dos mecanismos de coesão textual / Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual


Texto CB1A1BBB Pedir ao educador que situe o centro de gravidade na
própria criança é pedir-lhe nada menos que fazer uma
revolução, se é verdade que até agora o centro de gravidade foi
situado fora dela. É essa revolução — exigência fundamental
do movimento da educação nova — que Claparède compara
à que Copérnico realizou na astronomia, e que ele define, com
tanta felicidade, nas seguintes linhas: “são os métodos e os
programas que gravitam em torno da criança e não mais
a criança que gira em torno de um programa decidido fora dela.
Essa é a revolução copernicana à qual a psicologia convida
o educador”. M. A. Bloch. Filosofia da educação nova. Paris: PUF, 1973, p. 33 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto CB1A1BBB e aos seus aspectos
linguísticos, julgue os itens a seguir.

Na linha 6, o pronome “ele” tem como referente o nome
“Copérnico”.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA DE GESTãO EDUCACIONAL - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAçãO / SEE/DFT / 2017 / CESPE