Simulado Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - DETRAN/SP | Oficial Estadual de Trânsito | 2019 | Questão 247

Língua Portuguesa / Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação


Hermético e postiço, jargão incentiva ‘espírito de corpo’ Na maioria dos textos produzidos no universo
corporativo, vê-se um registro muito particular da língua, nem
sempre compreensível aos “não iniciados”. É o que se pode
chamar de “jargão corporativo”, uma linguagem hoje dominada
por grande quantidade de decalques do inglês − ou ingênuas
traduções literais.
O termo “jargão”, que em sua origem quer dizer “fala
ininteligível”, guarda certa marca pejorativa, fruto de sua antiga
associação ao pedantismo, ao uso da linguagem empolada.
Embora os jargões sejam coisa muito antiga, foi nos
séculos 19 e 20 que proliferaram na Europa, fruto de uma maior
divisão do trabalho nas sociedades industriais.
Na época, já figuravam entre as suas características o
uso de termos de línguas estrangeiras como sinal de prestígio e
o emprego de metáforas e eufemismos, exatamente como
vemos hoje.
Os jargões são alvo constante da crítica não só por
abrigarem muitas expressões de outras línguas, o que lhes
confere um ar postiço e hermético, como por seu viés
pretensioso.
A crítica a esse tipo de linguagem tem fundamento na
preocupação com a “pureza” do idioma e com a perda de
identidade cultural, opinião que, para outros, revela traços de
xenofobia.
Essa é uma discussão que não deve chegar ao fim tão
cedo, mas é fato que os jargões têm claras funções simbólicas:
por um lado, visam a incentivar o “espírito de corpo”, o que deve
justificar o empenho das empresas em cultivá-los (até para
camuflar as relações entre patrão e empregado), e, por outro,
promovem a inclusão de uns e a exclusão de outros, além, é
claro, de impressionar os neófitos. (Adaptado de: CAMARGO, Thaís Nicoleti de. Caderno “Negó-
cios e carreiras”, do jornal Folha de S. Paulo. São Paulo, 24 de
março de 2013. p. 7)

Atente para o que se afirma abaixo:

I. impressionar os neófitos. (7º parágrafo)

Substituindo-se o segmento grifado acima por um pronome, o resultado correto será: "impressioná-los".

II. o que deve justificar o empenho das empresas em cultivá- los
... (7º parágrafo)

O pronome “los” refere-se a "jargões".

III. o que lhes confere um ar postiço e hermético... (5º parágrafo)

O pronome “lhes” refere-se a "expressões".

Está correto o que se afirma APENAS em

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Fonte: TéCNICO EM GESTãO / SABESP / 2014 / FCC