Simulado Agência Brasileira de Inteligência - ABIN | Agente de Inteligência | 2019 pre-edital | Questão 351

Língua Portuguesa / Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados


Texto 15A1AAA Segundo Klaus Bergmann, refletir sobre a História a partir
da preocupação da didática da História significa investigar o que
é apreendido no ensino da disciplina (é a tarefa empírica da didática
da História), o que pode ser apreendido (é a tarefa reflexiva)
e o que deveria ser apreendido (é a tarefa normativa). Isso significa
dizer que, na discussão da natureza e das dimensões do saber
histórico escolar, é preciso considerar as múltiplas faces desse
saber, desde os planos de prescrição até as representações
difundidas a seu respeito e os efeitos da consciência histórica dentro
e fora da escola, sem desprezar os processos objetivos de apreensão
do conhecimento histórico pelos alunos e a construção de conceitos
dele derivados. Os livros didáticos se apresentam como uma das
mais importantes formas de currículo semielaborado, que nasce
a partir de distintas visões e recortes acerca da cultura. Sonia Regina Miranda e Tania Regina de Luca. O livro didático de história hoje:
um panorama a partir do PNLD. In: Revista Brasileira de História. ANPUH,
vol. 24, nº 48, jul.-dez./2004, p. 134 (com adaptações).

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os
aspectos inerentes ao ensino de História, julgue os itens seguintes.

Infere-se do texto que a tarefa normativa da didática da
História, tal como compreendida atualmente, retira a relevância
do fato histórico como objeto de estudo em sala de aula.

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Fonte: PROFESSOR DE EDUCAçãO BáSICA - ÁREA DE ATUAçãO: HISTóRIA / SEE/DFT / 2017 / CESPE