Simulado Agência Brasileira de Inteligência - ABIN | Agente de Inteligência | 2019 pre-edital | Questão 398

Língua Portuguesa / Domínio dos mecanismos de coesão textual / Emprego de tempos e modos verbais


Texto CB3A1AAA O monitor — também chamado, em algumas
instituições, de inspetor e bedel — é um dos profissionais mais
atuantes na esfera educacional. Ele transita por toda a escola,
em geral conhece os alunos pelo nome e é um dos primeiros a
ser procurado quando há algum problema que precisa ser
solucionado rapidamente. Contudo, ele nem sempre é
valorizado como deveria. Infelizmente, muitos diretores
entendem que quem atua nessa função deve apenas controlar os
espaços coletivos para impedir a ocorrência de agressões,
depredações e furtos, vigiar grupos de alunos, observar
comportamentos suspeitos e até mesmo revistar armários e mochilas.
Esse tipo de controle, além de perigoso — pois os
conflitos abafados por ações repressoras acabam se
manifestando com mais violência —, contribui para reforçar a
desconfiança entre a instituição e os estudantes. E uma relação
fundada na insegurança fragiliza a construção de valores
democráticos, que deveria ser um dos objetivos de todas as escolas.
Como qualquer profissional do ambiente escolar, os
monitores também são educadores, e cabe à equipe gestora
realizar ações formativas para que eles saibam como interagir
com as crianças e os jovens nos diversos espaços (como o
pátio, os corredores, as quadras, a cantina, o banheiro etc.).
Com uma boa formação, eles serão capazes de trazer
informações importantes sobre a convivência entre os alunos
e que poderão ser objeto de análise para que o orientador
educacional, juntamente com o diretor e a equipe docente,
planeje e execute intervenções. O papel do monitor na formação dos alunos.
Internet: <http://gestaoescolar.org.br> (com adaptações).

A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do
texto CB3A1AAA, julgue os próximos itens.

A forma verbal “transita” (R.3) foi empregada para transmitir
a ideia de que o monitor muda constantemente de função na
escola.

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Fonte: MONITOR DE GESTãO EDUCACIONAL / SEE/DFT / 2017 / CESPE