Simulado Agência Brasileira de Inteligência - ABIN | Oficial de Inteligência - Área 1 | 2019 pre-edital | Questão 547

Língua Portuguesa / Reconhecimento de tipos e gêneros textuais


A experimentação é característica dos processos de
aquisição de conhecimentos. Ao adquirir a escrita, a criança
testa hipóteses já construídas acerca desse sistema. Pode-se
pensar então que, mesmo antes de entrar para a escola, o
aprendiz, graças às práticas de letramento às quais está exposto
cotidianamente, já construiu suas hipóteses no que diz respeito
à segmentação da escrita. No entanto, ao testá-las, o que se lhe
apresenta é a dúvida sobre o lugar em que espaços devem ser
inseridos na escrita. Para a resolução desse problema, é
necessário que o aprendiz cumpra a complexa tarefa de
compreender o que é uma palavra.
Começam a surgir, exatamente nesse período, as
segmentações não convencionais. Da falta de espaço entre
fronteiras vocabulares — hipossegmentação — surgem
estruturas do tipo “derepente”, “muitolonge”, “chicobento”; da
inserção de um espaço indevido no interior da palavra —
hipersegmentação —, estruturas como “em controu”, “amanhe
seu”, “chapeu sinhô”. Ana Paula Nobre da Cunha e Ana Ruth Moresco Miranda. A hipo
e a hipersegmentação nos dados de aquisição de escrita: a
influência da prosódia. In: Alfa. 53 (1), 2009, p. 127-148.
Internet: <http://piwik.seer.fclar.unesp.br> (com adaptações).

Julgue os itens subsecutivos, referentes às ideias e aos aspectos
linguísticos do texto anterior.

No texto predomina a função referencial da linguagem.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: PROFESSOR DE EDUCAçãO BáSICA - ÁREA DE ATUAçãO: PORTUGUêS / SEE/DFT / 2017 / CESPE