Texto CG3A1BBB Competência é uma palavra polissêmica. Uma das
razões da variabilidade de seu significado é a diversidade dos
contextos e dos campos de conhecimento em que ela é usada.
Em 1986, o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
apresentou o seguinte verbete para os usos correntes à época:
Competência (do latim competentia) s. f. 1. Faculdade
concedida por lei para um funcionário, juiz ou tribunal
para apreciar e julgar certos pleitos ou questões. 2.
Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo
assunto, fazer determinada coisa; capacidade,
habilidade, aptidão, idoneidade. 3. Oposição, conflito,
luta.
Os dois primeiros sentidos, transpostos para o mundo
do trabalho, indicam que a palavra competência refere-se ou
às atribuições do cargo ou à capacidade do trabalhador
de apreciar, resolver ou fazer alguma coisa.
Posteriormente, o Dicionário Houaiss atribuiu dez
significados ao termo. Os sete primeiros são especificações ou
derivações dos três sentidos já registrados no Novo Dicionário
Aurélio da Língua Portuguesa. Os outros três sentidos são
relacionados à gramática, à hidrografia, à linguística, à
medicina e à psicologia.
Acompanhando essa tendência, a área educacional, em
especial a da educação profissional, tem multiplicado os
sentidos e usos da palavra competência. Por exemplo, ao se
discutir uma proposta educacional baseada em competências,
é importante especificar o conceito de competência adotado e
a forma como ele é utilizado para se discutir o modelo
pedagógico decorrente. J. A. Külller e N. de F. Rodrigo. Metodologia de desenvolvimento de
competências. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2014, p. 39 (com adaptações).
Segundo o texto CG3A1BBB,
Fonte: TéCNICO JUDICIáRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA / TRE/PE / 2017 / CESPE_ME