Simulado Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal - TERRACAP | Analista de Sistemas | 2019 pre-edital | Questão 29

Língua Portuguesa / Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados


Texto CG3A1BBB Competência é uma palavra polissêmica. Uma das
razões da variabilidade de seu significado é a diversidade dos
contextos e dos campos de conhecimento em que ela é usada.
Em 1986, o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

apresentou o seguinte verbete para os usos correntes à época:
Competência (do latim competentia) s. f. 1. Faculdade
concedida por lei para um funcionário, juiz ou tribunal
para apreciar e julgar certos pleitos ou questões. 2.
Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo
assunto, fazer determinada coisa; capacidade,
habilidade, aptidão, idoneidade. 3. Oposição, conflito,
luta.
Os dois primeiros sentidos, transpostos para o mundo
do trabalho, indicam que a palavra competência refere-se ou
às atribuições do cargo ou à capacidade do trabalhador
de apreciar, resolver ou fazer alguma coisa.
Posteriormente, o Dicionário Houaiss atribuiu dez
significados ao termo. Os sete primeiros são especificações ou
derivações dos três sentidos já registrados no Novo Dicionário
Aurélio da Língua Portuguesa
. Os outros três sentidos são
relacionados à gramática, à hidrografia, à linguística, à
medicina e à psicologia.
Acompanhando essa tendência, a área educacional, em
especial a da educação profissional, tem multiplicado os
sentidos e usos da palavra competência. Por exemplo, ao se
discutir uma proposta educacional baseada em competências,
é importante especificar o conceito de competência adotado e
a forma como ele é utilizado para se discutir o modelo
pedagógico decorrente. J. A. Külller e N. de F. Rodrigo. Metodologia de desenvolvimento de
competências. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2014, p. 39 (com adaptações).

No texto CG3A1BBB, a oração "ao se discutir uma proposta
educacional baseada em competências" (R. 25 e 26) exprime,
no período em que ocorre, uma ideia de

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Fonte: TéCNICO JUDICIáRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA / TRE/PE / 2017 / CESPE_ME