Simulado Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC | Técnico Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 108

Língua Portuguesa / Concordância nominal e verbal


Se você está lendo estas linhas, saiba que seu cérebro
provavelmente difere do de quem não foi alfabetizado. Estudos
de neurociência já demonstraram que aprender a ler,
especialmente na infância, altera a anatomia do cérebro e
engrossa uma estrutura chamada corpo caloso, responsável pela
conexão entre os dois hemisférios cerebrais. Se aprender a ler
pode ter um impacto tão profundo, vários cientistas e
pensadores estão se perguntando qual será o efeito da Internet
na nossa mente e na maneira como pensamos.
Recentemente, uma série de estudos, livros e debates
tem tentado deslindar essa questão. A indicação inicial é a de
que, sim, a rede está alterando a forma como pensamos e,
possivelmente, até a estrutura do cérebro humano. Por ser um
fenômeno novo — ainda não temos uma geração que tenha
sido completamente formada na era da Internet —, existem
poucos trabalhos que confirmam o impacto no nível das
sinapses. Um dos mais famosos nessa área foi realizado pelo
neurocientista Gary Small, da Universidade da Califórnia.
Small comparou a mente de adultos com pouca experiência em
tecnologia com a de assíduos usuários da Internet. Todos
realizaram testes na própria rede. A análise mostrou maior
atividade na área de tomada de decisões e raciocínio complexo
no cérebro das pessoas acostumadas à tecnologia. Apontou
também que os inexperientes, após algum tempo, começavam
a se igualar aos conectados.
Descobertas como essa vêm motivando outros
cientistas e pensadores a discutirem o assunto amplamente.
Deve chegar, em breve, ao Brasil, por exemplo, o livro The
Shallows
(algo como O Raso), do editor americano Nicholas
Carr, que expõe um ponto de vista mais negativo sobre o efeito
da Web. A tese central de Carr resume-se na ideia de que a
natureza caótica e descentralizada da Internet está diminuindo
a nossa capacidade de concentração e contemplação profundas.
Mao Barros e Victor Guy. A Internet e a mente. In:
Época Negócios, abr./2010, p. 82 (com adaptações).

Com relação ao vocabulário e à estrutura do texto, julgue os itens
que se seguem.

Na linha 26, a forma verbal “vêm” concorda com o termo “Descobertas” e estaria igualmente correta se fosse grafada
sem o acento circunflexo, dada a possibilidade, nesse caso, de
concordância verbal com o termo mais próximo, o pronome
“essa”.

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Fonte: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAçãO / FUB / 2011 / CESPE