Simulado Inst. Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade (ICMBio) | Cargo 1: Analista Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 383

Atualidades / Cultura


O Brasil nunca mais seria o mesmo após aqueles três dias
de vertigem e vaias no teatro refinado de São Paulo. A Semana de
Arte Moderna apresentou ao país seus “neotupis”: os poetas Mário
e Oswald de Andrade, a pintora Anita Malfatti, o compositor
Villa-Lobos. A Semana rompeu com o passado e apresentou o
Brasil das letras ao Brasil das calçadas. Plantou o pau-brasil — e só
poupou o Machado.
(...)
As vaias viraram urros e os urros se tornaram ofensas. O
poeta seguia berrando, sob os riffs lancinantes da guitarra: “Vocês
estão por fora. Vocês não dão pra entender. Mas que juventude é
essa? Vocês são iguais sabem a quem? Sabem a quem? Àqueles que
foram no Roda Viva e espancaram os atores. Não diferem em nada
deles”. Era 12/9/1968 e, acompanhado dos Mutantes, Caetano
Veloso estava tentando apresentar a canção É proibido proibir. Eduardo Bueno. Brasil: uma história — cinco séculos de um país em
construção. São Paulo: Leya, 2010, p. 319-20 e p. 403 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes da cultura brasileira, julgue os itens que se
seguem.

Os artistas da Bossa Nova, surgida em fins dos anos 50 do
século passado na Zona Sul do Rio de Janeiro, revisitavam, de
maneira inovadora, a tradicional música popular brasileira,
nela introduzindo, entre outras inovações, uma batida diferente
do violão, como a de João Gilberto, e novas inflexões vocais.

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Fonte: ANALISTA LEGISLATIVO - TéCNICA LEGISLATIVA/ TARDE / Câmara dos Deputados / 2012 / CESPE