Simulado Inst. Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade (ICMBio) | Cargo 1: Analista Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 478

Língua Portuguesa / Domínio da estrutura morfossintática do período / Colocação dos pronomes átonos


Ele bem que tentava estudar e acompanhar as aulas,
bem que pensava em fazer os trabalhos pedidos pelos
professores para conseguir as notas necessárias. No geral,
gostava do ambiente, dos colegas, da lanchonete, do bar que
ficava em frente à faculdade, do outro lado da rua. Gostava até
de dois ou três professores mais bem-humorados. Só que Pedro
se distraía com as datas, com os prazos, com o horário das
provas, distraía-se com os conceitos e as teorias do direito e, no
máximo, conseguia guardar um punhado de palavras-chave e
algumas frases feitas e se admirava quando via que, usadas por
ele, não faziam sentido e não produziam efeito nenhum. Os
semestres chegavam ao fim de repente, sem aviso, e ele até se
espantava ao ver que não avançava no curso, que tinha de
repetir as mesmas matérias, uma, duas, três vezes. Em certas
horas, sentia-se um burro, achava que os colegas e os
professores o viam como um incapaz, e isso o deixava muito
atrapalhado.
Na biblioteca de paredes altas e mofadas do prédio
quase centenário da faculdade, Pedro tentava ler os livros e os
capítulos pedidos pelos professores. Mas sua atenção morria
sem fôlego no amontoado de palavras estranhas, alheias.
Adormecia nas marteladas sem ritmo de frases cada vez
mais distantes. Os títulos e subtítulos começaram a soar
estridentes, hostis, como uns latidos. Seus olhos se desviavam
espontaneamente para as imensas árvores de mais de cem anos
no parque em frente, emolduradas pelas janelas muito altas. Ele
se demorava ali à toa em um torpor, observando a folhagem
densa, a profusão dos galhos, a leve transformação das cores e
das sombras à medida que o sol baixava. Rubens Figueiredo. Passageiro do fim do dia. São Paulo:
Companhia das Letras, 2010, p. 43-4 (com adaptações).

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

No trecho “ele até se espantava ao ver que não avançava no
curso” (L.12-13), o uso da ênclise com o infinitivo manteria a
correção gramatical e o sentido do texto na reescrita seguinte:
ele até espantava ao ver-se que não avançava no curso.

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Fonte: ANALISTA DE NEGóCIO / MP / 2013 / CESPE