Simulado Inst. Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade (ICMBio) | Cargo 1: Analista Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 509

Língua Portuguesa / Domínio da ortografia oficial / Emprego das letras


Segundo uma abordagem educacional tradicional, a
educação objetiva a transmissão dos saberes formulados ao
longo da história, cabendo ao educando as funções de
memorizá-los e de reproduzi-los. Em uma visão
contemporânea, a educação tem como objetivo a formação
cidadã, que abrange um conhecimento qualificado fomentador
da construção da moral e do comportamento individual e socia
infantojuvenil.
Nos dias de hoje, independentemente da evolução e do
avanço das teorias e práticas pedagógicas e de suas novas
perspectivas quanto às reformulações educacionais e às
mudanças que dizem respeito ao educar, profissionais das
ciências humanas e sociais têm enfocado um grande problema:
as causas da evasão escolar.
Na mídia e em reuniões cotidianas, discutem-se os
motivos da baixa frequência escolar, problema que parece não
ter ainda uma solução definitiva. Não se trata apenas de
déficit de aprendizagem e de dificuldades econômicas e
motivacionais, sejam referentes aos métodos utilizados pelos
professores, sejam relativas ao próprio significado que a
educação tem para as pessoas. O problema da evasão escolar
possivelmente está centrado na deficiência de conscientização
da cidadania, por parte da família ou do próprio aluno, e
também na escola, onde as dificuldades educacionais são
formadas e onde, portanto, deveriam ser solucionadas. De toda
sorte, tratar a evasão escolar em âmbitos diversos que não o
pedagógico pode produzir resultados perversos, como a
exclusão do aluno e sua autoexpulsão do sistema educacional.
Entretanto, dar respostas contundentes ao problema passa
também pela compreensão e discussão de seus significados, já
que reconhecê-los permite ao indivíduo transformá-los. Nilton S. Formiga et al. As causas da evasão
escolar: um estudo descrito em jovens brasileiros.
Internet: www.psicologia.pt (com adaptações).

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os
itens subsecutivos.

O emprego do artigo indefinido no trecho “Em uma visão
contemporânea” (L.4-5) indica a possibilidade de existirem
outras abordagens educacionais.

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Fonte: ADMINISTRADOR / UNIPAMPA / 2013 / CESPE