Simulado Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG | Cargo 3: Arquivista | 2019 pre-edital | Questão 152

Língua Portuguesa / Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados


Texto CB4A1BBB O Zoológico de Sapucaia do Sul abrigou um dia um
macaco chamado Alemão. Em um domingo de Sol, Alemão
conseguiu abrir o cadeado de sua jaula e escapou. O largo
horizonte do mundo estava à sua espera. As árvores do bosque
estavam ao alcance de seus dedos. Ele passara a vida tentando
abrir aquele cadeado. Quando conseguiu, em vez de mergulhar
na liberdade, desconhecida e sem garantias, Alemão caminhou
até o restaurante lotado de visitantes. Pegou uma cerveja e
ficou bebericando no balcão.
Um zoológico serve para muitas coisas, algumas delas
edificantes. Mas um zoológico serve, principalmente, para que
o homem tenha a chance de, diante da jaula do outro,
certificar-se de sua liberdade e da superioridade de sua espécie.
Ele pode então voltar para o apartamento financiado em quinze
anos satisfeito com sua vida. Pode abrir as grades da porta
contente com seu molho de chaves e se aboletar no sofá em
frente à TV; acordar na segunda-feira feliz para o batente.
Há duas maneiras de se visitar um zoológico: com ou
sem inocência. A primeira é a mais fácil e a única com
satisfação garantida. A outra pode ser uma jornada sombria
para dentro do espelho, sem glamour e também sem volta.
Os tigres-de-bengala são reis de fantasia. Têm voz,
possuem músculos, são magníficos. Mas, nascidos em
cativeiro, já chegaram ao mundo sem essência. São um desejo
que nunca se tornará realidade. Adivinham as selvas úmidas da
Ásia, mas nem sequer reconhecem as estrelas. Quando o Sol
escorrega sobre a região metropolitana, são trancafiados em
furnas de pedra, claustrofóbicas. De nada servem as presas a
caçadores que comem carne de cavalo abatido em frigorífico.
De nada serve a sanha a quem dorme enrodilhado, exilado não
do que foi, mas do que poderia ter sido. Eliane Brum. O cativeiro. In: A vida que ninguém vê.
Porto Alegre: Arquipélago, 2006, p. 53-4 (com adaptações).

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do
texto CB4A1BBB, julgue os itens que se seguem.

Ao mencionar o “que poderia ter sido” (R.31), a autora
refere-se a uma vida de liberdade, na natureza, na qual, entre
outras ações, os tigres-de-bengala poderiam caçar sua própria
comida.

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Fonte: TéCNICO JUDICIáRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA / STM / 2018 / CESPE