Investimento em educação reduz criminalidade A potencialidade da escola como um fator para influen-
ciar o comportamento dos alunos e reduzir a violência é com-
provada pela economista Kalinca Léia Becker em sua tese de
doutorado, realizada no programa de pósgraduação em Econo
mia Aplicada da Escola Superior de Agricultutra Luiz de Quei
roz (Esalq) da USP, em Piracicaba.
Em um primeiro estudo, foram coletadas evidências de que
a atuação pública na área da educação poderia contribuir para
reduzir o crime em médio e longo prazo. Nessa etapa, foi mensu-
rado o impacto do gasto público em educação na redução da taxa
de homicídios, utilizando dados dos estados brasileiros, entre os
anos de 2001 e 2009. Em um segundo estudo, foram analisados
alguns fatores do ambiente escolar e do seu entorno que pode-
riam contribuir para a manifestação do comportamento violento
dos alunos, a partir de dados disponibilizados nas Provas Brasil
de 2007 e 2009.
Constatou-se inicialmente que, quando ocorre o investimen-
to de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é redu-
zido. Porém, para isso, é necessário que a escola funcione como
um espaço para desenvolver conhecimento. Kalinca Léia Becker
observou que escolas com traços da violência, como depredação
do patrimônio e atuação de gangues, podem influenciar a ma-
nifestação do comportamento agressivo nos alunos. Por outro
lado, quando a instituição promove atividades extracurriculares,
estimulando um convívio saudável, ocorre a redução em 0,96%
da possibilidade de algum aluno cometer um ato agressivo. (Lucas Jacinto, Agência USP de notícias, 05.06.2013, www.usp.br/
agen/?p=138948. Adaptado)
A pesquisa de Kalinca Léia Becker evidencia que
Fonte: TECNóLOGO DE ADMINISTRAçãO POLICIAL-MILITAR / Polícia Militar/SP / 2014 / VUNESP