Simulado Sec. Estadual de Adm. Penitenciária (SEAP/SP) | Executivo Público | 2019 pre-edital | Questão 216

Língua Portuguesa / Sinônimos e antônimos


A “velha mídia” está mesmo morrendo?
Frequentemente, entusiastas das “novas mídias” (blogs, redes
sociais, sites
de compartilhamento de vídeos etc.) clamam que a
dita “velha mídia” está morrendo. Mas será mesmo?
Uma pesquisa recente do Instituto Verificador de Circulação
(IVC) divulgou que a circulação de revistas aumentou 7% de 2009
para 2010. Em um tempo em que muitos acreditam que revistas
impressas vão desaparecer e dar lugar apenas a revistas digitais,
parece que o formato tradicional ainda tem fôlego.
É claro que apenas o dado dessa pesquisa não permite tirar
uma conclusão definitiva. É preciso cruzá-lo com muitos outros.
Mas é um indicativo de que decretar a morte da mídia impressa
pode ser prematuro.
Quando o rádio surgiu, decretaram o fim dos jornais, que
existem até hoje. E quando a TV surgiu, foi decretada a morte do
rádio, que também continua aí. O mesmo deve acontecer a jornais
e revistas. Por mais que essa indústria esteja sendo afetada pelo
avanço do jornalismo on-line, é improvável que desapareça.
Se olharmos para a história dos meios de comunicação, nota-
remos que o surgimento de uma mídia nem sempre substitui outra
já existente: quase sempre elas passam a coexistir e a interagir.
É o que estamos vendo, por exemplo, com o surgimento da TV
Social. Com o avanço das mídias sociais na Internet, a TV está
se adaptando e mudando o seu formato. (Gabriel Mallet Meissner, http://entremundos.com.br. Adaptado)

Na frase do terceiro parágrafo – É claro que apenas o dado dessa pesquisa não permite tirar uma conclusão definitiva. – o termo definitiva pode ser substituído, sem que se altere o sentido do trecho, por:

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Fonte: TéCNICO DE SERVIçOS ADMINISTRATIVOS / Pref. Cubatão/SP / 2012 / VUNESP