Simulado Serviço Federal de Proc. de Dados - SERPRO | Analista - Negócios em TI | 2019 pre-edital | Questão 278

Língua Portuguesa / Reconhecimento de tipos e gêneros textuais


O IDEB, indicador de qualidade educacional, combina
informações sobre desempenho em exames padronizados
(Prova Brasil ou SAEB) — demonstrado pelos estudantes ao
final do ensino fundamental e do ensino médio — com
informações sobre rendimento escolar (aprovação). Estudos e
análises da qualidade educacional raramente combinam as
informações produzidas por esses dois tipos de indicadores,
ainda que a complementaridade entre elas seja evidente.
Um sistema educacional que reprove sistematicamente
seus estudantes, fazendo que grande parte deles abandone a
escola antes de completar a educação básica, não é desejável,
mesmo se aqueles que concluem essa etapa de ensino atingem
elevadas pontuações nos exames padronizados. Por outro lado,
também não se deseja um sistema em que todos os alunos
concluam o ensino médio no período correto, mas aprendam
muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino ideal
seria aquele em que crianças e adolescentes tivessem acesso à
escola, não desperdiçassem tempo com repetências, não
abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo,
aprendessem.
Sabe-se que, no Brasil, a questão do acesso à escola
não é mais um problema, já que a quase totalidade das crianças
ingressa no sistema educacional. Entretanto, as taxas de
repetência dos estudantes são bastante elevadas, assim como o
é a proporção de adolescentes que abandonam a escola antes
mesmo de concluir a educação básica. Outro indicador
preocupante é a baixa proficiência obtida pelos alunos em
exames padronizados.28 Internet: <http://download.inep.gov.br> (com adaptações).

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue
os itens de 9 a 18.

Predomina no trecho o tipo textual narrativo.

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Fonte: ATIVIDADE TéCNICA DE COMPLEXIDADE GERENCIAL - ADMINISTRADOR DE REDE / MEC / 2011 / CESPE