Simulado Instituto Nacional do Seguro Social - INSS | Técnico do Seguro Social | 2020 pre-edital | Questão 25

Língua Portuguesa / Emprego do sinal indicativo de crase


Texto CB1A1AAA É preciso considerar a relação entre universidade e
cultura. Quais são as condições de preservação, de apropriação
da cultura, e de reflexão crítica sobre ela? Mesmo um
diagnóstico superficial da época em que vivemos é suficiente
para mostrar a precariedade dessas condições. O ritmo do
tempo histórico é marcado pelo círculo produção e consumo,
até mesmo daquilo que entraria na categoria dos “bens
culturais”. Os fatores de desagregação cultural incluem o
imediatismo e o caráter efêmero e disperso dos interesses que
os indivíduos são encorajados a cultivar, a fragmentação e a
distorção da informação, a mercantilização extremada dos
meios de comunicação.
Os acessos ao mundo da cultura são cada vez mais
intensamente submetidos a mecanismos industriais, sem que
se assuma qualquer medida no sentido de garantir acesso
efetivamente democrático. A universidade pública é uma
instância em que se pode resistir, de alguma maneira e por
algum tempo, a esse processo, sendo a instituição em que a
cultura pode ser considerada sem as regras do mercado e
sem os critérios de utilidade e oportunidade socialmente
introjetados a partir da mídia.
Para que a disseminação pública da cultura fuja a
determinações pragmáticas e economicistas, é necessário um
espaço público de preservação, de apropriação e de reflexão.
As atividades que aí se desenvolvam não se podem subordinar
a critérios da expectativa de retorno de investimento. Por isso,
a universidade, como instituição pública, pode assumir a
função de garantir o efetivo caráter público de que, em
princípio, se revestem os bens de cultura historicamente
legados ao presente.
Faz parte da autonomia da universidade pública essa
relação intrínseca com a cultura, que permite que o acesso não
seja filtrado por mecanismos de outras instâncias da vida
social. É essa publicidade desinteressada da cultura — que só
na instituição pública pode-se articular em algum grau — que
garante o conhecimento, a apropriação intelectual, a reflexão,
a crítica e o debate. Franklin Leopoldo e Silva. Universidade pública e cultura. In: Estudos
Avançados, v. 15, nº 42, São Paulo (com adaptações).

Julgue os próximos itens, referentes a aspectos linguísticos do texto
CB1A1AAA e à sua tipologia.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se
empregasse o sinal grave indicativo de crase no “a” em “fuja
a determinações” (R. 22 e 23).

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Fonte: MONITOR DE GESTãO EDUCACIONAL / SEE/DFT / 2017 / CESPE