Simulado Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP | Analista do CNMP - Arquivologia | 2019 pre-edital | Questão 169

Língua Portuguesa / Sintaxe


Maestro piador Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam - era
íntimo também dos passarinhos americanos. Não tinha a menor dificuldade para identificá-los em português.
Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. “O inhambu vinha todo apaixonado e eu o
matava à traição”, confessou. Era uma prática comum aos homens de sua geração. Mas, mais cedo do que muitos, ele enxergou a
desumanidade daquilo. Continuou a piar vários pássaros, mas para firmar com eles um diálogo de amor.
A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios. Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que
podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. Mas estão lá no disco, e executados pelo próprio Tom - quem mais? (Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 121-122.)

Considere o sentido veiculado pelas orações sublinhadas nos trechos que seguem:


Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam...
(1º parágrafo)


Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. (2º parágrafo)


Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. (3º parágrafo)


Nos contextos em que ocorrem, as orações sublinhadas exprimem, respectivamente, circunstâncias de

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Fonte: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DE FOMENTO / AFAP / 2019 / FCC