Simulado Agência Nac. de Transportes Terrestres - ANTT | Cargo 1: Analista Administrativo - Administrador | 2019 pre-edital | Questão 477

Língua Portuguesa / Domínio da ortografia oficial / Emprego da acentuação gráfica


Ninguém sabia, nem pretendia saber, por que ou como
Lanebbia e seus associados se interessavam por um bando de
maníacos como nós, gente estranha, supostamente inteligente,
que passava horas lendo ou discutindo inutilidades. Gente,
dizia-se, que brilharia no corpo docente de qualquer
universidade; especialistas que qualquer editora contrataria por
somas astronômicas (certos astros não são muito grandes). Era
um enigma também para nós; mas, lamentações à parte,
sabíamos de nossa incompetência, também astronômica (alguns
astros são bastante grandes), para lidar com contratos, chefes,
prazos e, sobretudo, reivindicações salariais. Tínhamos, além
disso, algumas doenças comuns a todo o grupo, ou quase todo:
a bibliomania mais crônica que se possa imaginar, uma paixão
neurótico-deliquencial por textos antigos, que nos levava
frequentemente a visitas subservientes a párocos, conventos,
igrejas e colégios. Procurávamos criar relacionamentos que
facilitassem o acesso a qualquer velharia escrita. Que poderia
estar esperando por nós, por que não?, desde séculos, ou
décadas. Conhecíamos armários, sótãos, porões e cofres de
sacristias, bibliotecas, batistérios ou cenáculos, bem melhor do
que seus proprietários ou curadores. Tínhamos achado
preciosidades que muitos colecionadores cobiçariam.
Descobrir esses esconderijos era uma espécie de hobby nosso
nos fins de semana, quando saíamos atrás de boa comida, bons
vinhos e velhos escritos.25 Isaias Pessotti. Aqueles cães malditos de Arquelau.
Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 11 (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às
ideias do texto acima.

Justifica-se com base na mesma regra de acentuação gráfica o
emprego do acento gráfico nos vocábulos “sabíamos” e
“procurávamos”.

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Fonte: AGENTE ADMINISTRATIVO / CADE / 2014 / CESPE