Simulado Agência Nac. de Transportes Terrestres - ANTT | Cargo 1: Analista Administrativo - Administrador | 2019 pre-edital | Questão 481

Língua Portuguesa / Domínio da ortografia oficial / Emprego da acentuação gráfica


A expansão de vias é considerada um agravante do
problema das cidades de hoje. Grandes investimentos são
realizados para a duplicação de vias, construção de viadutos e
estacionamentos, em detrimento da melhoria do transporte
coletivo ou de formas alternativas de transporte. Tal política
incentiva o uso de carro e, em consequência, o aumento do
número de carros, o que demanda contínuas expansões.
Como consequência, ocorrem problemas urbanísticos —
congestionamentos, acidentes, diminuição e segregação do
espaço público — e ambientais — poluição atmosférica e
sonora, impermeabilização do solo.
Os impactos do transporte urbano sobre a pobreza
podem ser compreendidos de duas formas: indireta e direta. Os
impactos indiretos referem-se às externalidades do transporte
urbano sobre a competitividade das cidades (as economias ou
deseconomias urbanas) e seus efeitos sobre a atividade
econômica. Os impactos diretos envolvem o acesso aos
serviços e às atividades sociais básicas e às oportunidades de
trabalho.
O transporte coletivo é a primeira opção em que se
pensa ao se planejar o desestímulo ao uso do carro, mas,
para curtas distâncias, a bicicleta tem um potencial maior.
É interessante a combinação entre transporte coletivo para
longas distâncias e bicicleta para curtas.
O baixo custo de aquisição e manutenção da bicicleta,
assim como a facilidade de manuseio, faz que ela seja
um instrumento acessível para as diversas rendas e idades. São
vantagens do uso da bicicleta como transporte urbano a
economia com o custo do tempo gasto e o custo no transporte
em si, seja para o usuário, seja para a cidade e o Estado, além
do baixo impacto ambiental causado pelo veículo e pela
infraestrutura que demanda. A vulnerabilidade do ciclista
perante os carros, por sua vez, é uma das maiores desvantagens
do uso da bicicleta como meio de transporte. Camila de Carvalho Pires. Potencialidades cicloviárias no Plano
Piloto. Internet: (com adaptações).

Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima,
julgue os itens subsequentes.

O emprego do acento gráfico em “política”, “veículo” e
“público” deve-se à mesma regra de acentuação gráfica.

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Fonte: ESPECIALISTA EM REGULAçãO DE SERVIçOS DE TRANSPORTES TERRESTRES - DIREITO / ANTT / 2013 / CESPE