Simulado Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ | Analista Administrativo - Ciências Contábeis | 2019 pre-edital | Questão 306

Língua Portuguesa / Sintaxe da oração e do período


Você sai para jantar sem a carteira. Para pagar a conta,
diz: “Meu nome é [insira o seu aqui]”. O garçom clica no visor
do tablet dele. Um alerta em seu celular avisa sobre a cobrança.
É assim que funciona o Square, sistema de pagamentos em uso
nos Estados Unidos da América. Ele, hoje, é uma das maiores
referências em pagamentos por celular. É aceito em 200 mil
estabelecimentos, entre restaurantes, bares, cafés, salões de
beleza, spas, lojas e até agências funerárias. Para usá-lo, o
cliente precisa instalar um programa no celular, criar uma conta
e inserir dados pessoais e financeiros. O sistema GPS do
telefone identifica quando o cliente chega a uma loja
conveniada, e seu perfil aparece automaticamente na tela do
tablet do caixa da loja. Ao cobrar, o funcionário verifica se a
foto associada à conta corresponde à pessoa à frente.
Essa é uma das formas de usar o telefone como meio
de pagamento. O serviço começará a se popularizar no Brasil
a partir do próximo ano, quando todas as operadoras de
telefonia deverão estar autorizadas a fazer do smartphone uma
carteira digital. Se essa alternativa vingar, será a maior
mudança na forma como pagamos por produtos e serviços
desde a chegada dos cartões, nos anos 50 do século passado.
O celular deixou, há tempos, de ser um aparelho
restrito a fazer chamadas e a enviar mensagens. Os
smartphones são computadores portáteis e poderosos. Exibem
mapas, funcionam como minivideogames, tocam músicas e
vídeos, enviam emails, navegam na rede. Os novos serviços de
pagamento aproveitam essa versatilidade. Boa parte de nossas
contas já é paga eletronicamente, por cartão ou Internet. Por
que não usar o celular para fazer isso? Rafael Barifouse. Débito, crédito ou celular? In:
Época, n.º 759, 3/12/2012, p.119-21 (com adaptações).

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto acima,
julgue os próximos itens.

A oração “quando o cliente chega a uma loja conveniada” (L.11-12) exerce a função de complemento da forma verbal
“identifica” (L.11).

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Fonte: CONTADOR / TCE/RO / 2013 / CESPE