Simulado Agência Nac. de Transportes Terrestres - ANTT | Cargo 16: Técnico Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 128

Língua Portuguesa / Emprego das classes de palavras


Texto CB1A1AAA
Da pedagogia tradicional à pedagogia nova O fim do século XIX e o início do XX são marcados
pela passagem da pedagogia tradicional para a pedagogia nova.
A pedagogia tradicional, portadora dos costumes dos séculos
passados, define-se como uma prática de saber-fazer
conservadora, prescritiva e ritualizada, e como uma forma que
respeita e perpetua o método de ensino do século XVII.
Essa tradição, baseada na ordem, foi levada ao extremo no
século XIX, no período dito de “ensino mútuo”, que
corresponde à Revolução Industrial.
A pedagogia tradicional é caracterizada pela
preocupação com a eficiência sempre maior, inspirada no
modelo econômico dominante, e pelo impulso da educação
popular, isto é, o aparecimento de enormes grupos-classes,
implicando uma organização global extremadamente detalhada.
Entretanto, no início do século XX, a pedagogia
tradicional foi contestada pela Escola Nova. A pedagogia nova
se constitui como oposição estreita à tradição: concentração da
atenção na criança, suas afinidades e seus campos de interesse;
definição do docente como guia etc. A pedagogia nova se opõe
a uma pedagogia tradicionalmente centrada no mestre e nos
conteúdos a transmitir. C. Gauthier e M. Tardif. A pedagogia – Teorias e práticas da Antiguidade aos
nossos dias. 2.ª ed. Editora Vozes, 2013, p. 175 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto
CB1A1AAA, julgue os seguintes itens.

A conjunção “Entretanto” (R.15) tem, no período em que se
insere, sentido conclusivo, equivalendo, semanticamente,
a Portanto
.

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Fonte: ANALISTA DE GESTãO EDUCACIONAL - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAçãO / SEE/DFT / 2017 / CESPE