Simulado Agência Nac. de Transportes Terrestres - ANTT | Cargo 7: Analista Administrativo - TI: Desenvolvimento de Sistemas | 2019 pre-edital | Questão 100

Língua Portuguesa / Domínio dos mecanismos de coesão textual / Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual


Texto CB2A6AAA Não têm conta entre nós os pedagogos da
prosperidade que, apegando-se a certas soluções onde,
na melhor hipótese, se abrigam verdades parciais,
transformam-nas em requisito obrigatório e único de todo
progresso. É bem característico, para citar um exemplo, o
que ocorre com a miragem da alfabetização. Quanta inútil
retórica se tem desperdiçado para provar que todos os
nossos males ficariam resolvidos de um momento para o
outro se estivessem amplamente difundidas as escolas
primárias e o conhecimento do abc.
A muitos desses pregoeiros do progresso seria
difícil convencer de que a alfabetização em massa não é
condição obrigatória nem sequer para o tipo de cultura técnica
e capitalista que admiram. Desacompanhada de outros
elementos fundamentais da educação, que a completem,
é comparável, em certos casos, a uma arma de fogo posta
nas mãos de um cego. Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. 27.ª ed.
São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos gramaticais do texto
CB2A6AAA.

A forma pronominal “nas”, em “transformam-nas” (R.4),
refere-se a “verdades parciais” (R.3).

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO DE GESTãO EDUCACIONAL - ESPECIALIDADE: APOIO ADMINISTRATIVO / SEE/DFT / 2017 / CESPE