Simulado Agência Nac. de Transportes Terrestres - ANTT | Cargo 7: Analista Administrativo - TI: Desenvolvimento de Sistemas | 2019 pre-edital | Questão 106

Língua Portuguesa / Reconhecimento de tipos e gêneros textuais


Texto CB2A6AAA Não têm conta entre nós os pedagogos da
prosperidade que, apegando-se a certas soluções onde,
na melhor hipótese, se abrigam verdades parciais,
transformam-nas em requisito obrigatório e único de todo
progresso. É bem característico, para citar um exemplo, o
que ocorre com a miragem da alfabetização. Quanta inútil
retórica se tem desperdiçado para provar que todos os
nossos males ficariam resolvidos de um momento para o
outro se estivessem amplamente difundidas as escolas
primárias e o conhecimento do abc.
A muitos desses pregoeiros do progresso seria
difícil convencer de que a alfabetização em massa não é
condição obrigatória nem sequer para o tipo de cultura técnica
e capitalista que admiram. Desacompanhada de outros
elementos fundamentais da educação, que a completem,
é comparável, em certos casos, a uma arma de fogo posta
nas mãos de um cego. Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. 27.ª ed.
São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).

No que se refere às ideias e aos sentidos do texto CB2A6AAA e à
sua classificação quanto ao tipo e ao gênero textual, julgue os
próximos itens.

O texto classifica-se como injuntivo, já que visa instruir o
leitor a pensar de forma diversa da que pensam “os pedagogos
da prosperidade” (R. 1 e 2).

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO DE GESTãO EDUCACIONAL - ESPECIALIDADE: APOIO ADMINISTRATIVO / SEE/DFT / 2017 / CESPE