Simulado Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJ-RJ | Analista Judiciário - Análise de Sistemas | 2019 pre-edital | Questão 474

Segurança da Informação / Dispositivos de segurança de redes de computadores / Sniffers


Há diversas técnicas e práticas utilizadas para monitoramento e análise de tráfego de dados nas redes. Considere:

I. É uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos. Pode ser utilizada por administradores de redes, de forma legítima, para detectar problemas, analisar desempenho e monitorar atividades maliciosas ou por atacantes, de forma maliciosa, para capturar informações como senhas, números de cartão de crédito e conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

II. Prática que pode ser utilizada por provedores de acesso à internet com o objetivo de limitar o tamanho da banda para os protocolos e programas que usam mais a rede, notadamente os de transferência de arquivos grandes, como P2P. Alguns provedores limitam, inclusive, a transmissão de arquivos via FTP. Esta prática é realizada para garantir que os usuários, que não utilizam esses protocolos de transferência ou não fazem downloads de grandes arquivos, possam ter acesso a outros tipos de serviço sem enfrentar lentidão na rede, embora seja condenada por algumas instituições protetoras dos direitos do consumidor.

As descrições I e II referem-se, respectivamente, a

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - TECNOLOGIA DA INFORMAçãO / TRT 5ª / 2013 / FCC