Simulado Tribunal Regional do Trabalho - 12ª Região (SC) | Analista Judiciário - Tecnologia da Informação | 2019 pre-edital | Questão 21

Banco de Dados / Conceitos de soluções de suporte à decisão / Mineração de dados


Mineração de dados é a investigação de relações e padrões globais que existem em grandes bancos de dados, mas que estão ocultos no grande volume de dados. Com base nas funções que executam, há diferentes técnicas para a mineração de dados, dentre as quais estão:

I. identificar afinidades existentes entre um conjunto de itens em um dado grupo de registros. Por exemplo: 75% dos envolvidos em processos judiciais ligados a ataques maliciosos a servidores de dados também estão envolvidos em processos ligados a roubo de dados sigilosos.

II. identificar sequências que ocorrem em determinados registros. Por exemplo: 32% de pessoas do sexo feminino após ajuizarem uma causa contra o INSS solicitando nova perícia médica ajuízam uma causa contra o INSS solicitando ressarcimento monetário.

III. as categorias são definidas antes da análise dos dados. Pode ser utilizada para identificar os atributos de um determinado grupo que fazem a discriminação entre 3 tipos diferentes, por exemplo, os tipos de processos judiciais podem ser categorizados como infrequentes, ocasionais e frequentes.

Os tipos de técnicas referenciados em I, II e III, respectivamente, são:

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - INFORMáTICA/ BANCO DE DADOS / TRF 3ª / 2014 / FCC