Simulado Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT | Analista Judiciário - Área Administrativa | 2019 pre-edital | Questão 408

Língua Portuguesa / Reconhecimento de tipos e gêneros textuais


Em muitos lugares, as mulheres não têm apoio para
funções essenciais da vida humana. Elas são menos nutridas
que os homens, menos saudáveis e mais vulneráveis à violência
física e ao abuso sexual. Em comparação aos homens, têm
chances menores de serem alfabetizadas, e menores ainda de
terem educação técnica ou profissionalizante. Quando tentam
ingressar no mundo do trabalho, enfrentam obstáculos maiores,
inclusive intimidação da família ou do cônjuge, discriminação
sexual na contratação e assédio sexual no trabalho ― todos
frequentemente sem medidas de proteção legal eficazes.
Obstáculos semelhantes costumam impedir sua participação
efetiva na vida política. Em muitas nações, as mulheres não são
devidamente iguais perante a lei: não têm os mesmos direitos
de propriedade que os homens, os mesmos direitos de firmar
um contrato, os mesmos direitos de associação, mobilidade e
liberdade religiosa. Frequentemente sobrecarregadas pela dupla
jornada de um trabalho fatigante e uma total responsabilidade
pelos trabalhos domésticos e pelo cuidado com os filhos, elas
perdem oportunidades de lazer e cultivo da imaginação e
cognição. Todos esses fatores comprometem o bem-estar
emocional: as mulheres têm menos oportunidades que os
homens de viverem livres do medo e de desfrutarem de tipos
gratificantes de amor ― especialmente quando, como
frequentemente ocorre, são casadas por obrigação na infância
e não têm a quem recorrer diante de um casamento ruim. De
todas essas formas, circunstâncias sociais e políticas desiguais
dão às mulheres capacidades humanas desiguais. Martha Nussbaum. Capacidades e justiça social. In: Debora Diniz;
Marcelo Medeiros; Lívia Barbosa (Org.). Deficiência e igualdade.
Brasília: LetrasLivres; EdUnB, 2010, p. 21-2 (com adaptações).

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima,
julgue os itens.

O texto, essencialmente expositivo, é desenvolvido com base
na construção de contrastes.

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Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - OFICIAL DE JUSTIçA AVALIADOR / TRT 17ª / 2014 / CESPE