Simulado Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC | Analista Administrativo - Suporte em TI (área 5) | 2019 pre-edital | Questão 314

Língua Portuguesa / Reescritura de frases e parágrafos do texto


A lentidão e os congestionamentos são parte da
realidade dos centros urbanos. Fazer o trânsito fluir, porém, é
um quebra-cabeça complexo. No Brasil, o desafio envolve
muitas variáveis, desde o número crescente da frota de veículos
e a precariedade dos transportes públicos até o comportamento
dos motoristas ao volante. Enquanto os especialistas analisam
o assunto na tentativa de apontar soluções para o problema,
o Psicólogos do Trânsito, um grupo de jovens paulistanos,
decidiu levar bom humor à rua, mostrando que um simples
gesto pode melhorar o caos do trânsito.
Com a encenação de curtos espetáculos lúdicos, o
grupo transforma uma das esquinas mais movimentadas de São
Paulo em palco de diversão e alegria. Sobretudo nas noites de
segunda e sexta-feira, quando invade a pista e consegue o
milagre de fazer o motorista rir mesmo encontrando-se preso
em mais um dos gigantescos engarrafamentos da cidade.
Vestidos de palhaço, eles aproveitam o tempo dos
carros parados no semáforo para cumprir essa missão. Com
cartazes educativos, ocupam a faixa de pedestres, fazem
performances e brincam com os motoristas. Muita gente fecha
o vidro do carro. No fim da apresentação de apenas um minuto,
os jovens erguem uma faixa com a frase “Um dia sem sorrir é
um dia desperdiçado”, de Charlie Chaplin. Em geral, nessa
hora, o comportamento dos estressados muda: abrem o vidro,
buzinam, acenam e seguem pelo trajeto descontraídos. Fabíola Musarra. Psicólogos da rua. In: Planeta,
nov./2011, p. 70-73 (com adaptações).

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima,
julgue os itens consecutivos.

Sem prejuízo semântico para o texto, as formas verbais
“fazem” (L.19) e “brincam” (L.20) poderiam ser substituídas
pelas formas fazendo
e brincando, respectivamente.

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Fonte: ANALISTA MINISTERIAL - ÁREA ADMINISTRATIVA / MPE/PI / 2012 / CESPE