Simulado Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP | Apoio Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 26

Língua Portuguesa / Emprego e colocação dos pronomes


Futuro Tecnológico Olho para o monitor à minha frente e lembro como,
faz tão pouco tempo, eu estaria diante de uma pilha
de laudas em branco, ajeitando pelo menos duas
delas na máquina de escrever com uma folha de
papel-carbono ensanduichada entre elas. Os erros
eram apagados com uma sucessão de xis e as emen-
das feitas laboriosamente a caneta, resultando disso
um texto imundo e desfavoravelmente comparável a
um papiro deteriorado. Dicionário era na base do le-
vantamento de peso e da lupa de leitura e descobrir
se o nome de um sujeito era com q ou com k às vezes
demandava até pesquisa telefônica. E, depois de es-
crever a matéria, ainda se tinha de enfiá-la num malo-
te e rezar para que chegasse a tempo.
Hoje acho que teria dificuldade em encontrar
papel-carbono para comprar, a juventude nem sabe o
que é máquina de escrever, os dicionários, enciclopé-
dias e até papiros deteriorados estão a um par de
cliques de distância e tudo, de textos a ilustrações, se
manda por via eletrônica. Claro, ninguém ou quase
ninguém tem saudade dos velhos tempos trabalho-
sos, até porque não adianta e quem não gostar pode
descer do bonde. E minha situação não é diferente,
mas de vez em quando fico pensando em certos pro-
gressos e cá me ocorrem algumas dúvidas .
Uma das vantagens atuais em que mais se fala é
a possibilidade de trabalhar em casa que agora muita
gente tem, em vez de se engravatar, pegar transporte
ou se estressar de carro e comparecer a um escritório
todos os dias. Há cada vez mais felizardos que traba-
lham de bermuda, sem camisa e até à beira de uma
piscina, almoçam comidinha caseira e econômica,
estão na vida que pediram a Deus. Mas acho que, se,
em certos casos, isso é verdade, em outros nem tan-
to, pelo menos a longo prazo. Será que é melhor mes-
mo não conviver mais com colegas, não participar do
bom e do educativamente chato que a convivência
diária do trabalho enseja? Será que podemos mesmo
dispensar, sem grande prejuízo, as amizades feitas
assim, a experiência e o conhecimento que assim nos
adviriam? E, se essa prática dá certo no trabalho, por
que não dará na escola? Os estudantes teriam aulas
pela Internet, com diversas vantagens sobre o siste-
ma atual, dispendioso e cheio de riscos, ocasionados
até mesmo pela convivência com colegas violentos ou
inconvenientes.
Não tenho tanta certeza dessas vantagens, como
acho que pelo menos alguns de vocês também não
têm. Sei de gente que dedica todas as suas horas va-
gas à Internet, no sem-número de grupos de que se
pode participar. Assim mesmo, não sobra tempo para
responder à enxurrada diária de e-mails e mensagens
variadas. O contato pessoal direto, já ameaçado pelo
medo que temos de sair (embora também tenhamos
medo de ficar em casa, a vida é dura), se torna, para a
turma mais radical, um risco desnecessário, uma coi-
sa até meio passée, quando dispomos de recursos
como os programas de conversa e as webcams. Tudo
muito certo, tudo muito bom, mas me incluo no time
dos que acham que, nesse passo, vamos nos resig-
nar de vez a viver em tocas e morder, se por acaso
toparmos inesperadamente um semelhante. Esse pro-
gresso para mim é retrocesso.
Assim como, do ponto de vista do leitor, tenho
certeza de que encontrarei companheiros de ideal, em
relação a esse negócio de máquina de ler livros, dos
quais aquele em que mais se fala é o já famoso Kindle.
Para quem não gosta de livros e apenas os usa por-
que precisa e não pode evitar, com certeza terá utili-
dade. Para quem tem necessidade de ler notícias
apressadamente, também. E, enfim, quebrará o galho
de uma porção de gente, em áreas que nem podem
ser previstas agora.
Mas, para quem gosta de ler como eu e vocês (se
não gostassem, não estariam lendo isto aqui, achariam
coisa melhor para fazer sem muita dificuldade), as
trapizongas que estão criando para se ler já chegam
causando perplexidade por uma razão elementar, que
não pode deixar de ter ocorrido a quem quer que haja
pensado um pouquinho sobre o assunto. Antes dessa
tremenda invenção, qualquer um podia pegar um livro
e lê-lo, tendo como equipamento indispensável no má-
ximo, uns óculos. De agora em diante, se a moda pe-
gar, isso acabará sendo inviável. Escapa-me à com-
preensão o progresso contido num livro que requer um
aparelho – e não tão baratinho assim – para ser lido,
quando hoje não se precisa de nada, basta saber ler.
(...) Quanto ao trabalho, principalmente mental,
que o livro dá ao leitor, pergunta-se: a idéia não era
essa? Com certeza não chegarei até lá, mas antevejo
o dia em que o livro impresso será apresentado como
a última novidade. João Ubaldo Ribeiro, in O Globo

Dentre as sentenças abaixo, aquela em que a forma alternativa de colocação do pronome oblíquo (apresentada em negrito) está de acordo com o registro culto e formal da língua é

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Fonte: ANALISTA DE GESTãO CORPORATIVA - ADMINISTRAçãO GERAL / EPE / 2010 / CESGRANRIO