Simulado Polícia Civil de Pernambuco - PC/PE | Perito Criminal - Área 7 - Sistemas de Informação | 2019 pre-edital | Questão 341

Raciocínio Lógico / Princípios de contagem e probabilidade


Onze secretarias integram a administração pública de
determinada cidade, entre as quais, a Secretaria de Agronegócios
(SEAGR) e a Secretaria de Controle e Transparência (SCT). Em
2009, a SCT instituiu um programa de acompanhamento
sistemático das secretarias de forma que, a cada ano, 3 secretarias
seriam escolhidas aleatoriamente para que seus trabalhos fossem
acompanhados ao longo do ano seguinte. Com esse programa,
considerado um sucesso, observou-se uma redução anual de 10% no
montante de recursos desperdiçados dos cofres municipais desde
2010. De acordo com os dados obtidos em 100 auditorias realizadas
pela SCT, os motivos desses desperdícios incluíam:

√ amadorismo nas tomadas de decisão (o gestor não era formado
na área de atuação) – 28 auditorias;

√ incompetência nas tomadas de decisão (o gestor não possui
conhecimento técnico no assunto) – 35 auditorias;

√ má-fé nas tomadas de decisão (o gestor decide em detrimento
do interesse coletivo) – 40 auditorias.

Ao se defender da acusação de que teria causado
desperdício de recursos municipais em razão de má-fé nas tomadas
de decisão, o gestor da SEAGR apresentou o seguinte argumento,
composto das premissas P1 e P2 e da conclusão C.
P1: Se tivesse havido má-fé em minhas decisões, teria havido
desperdício de recursos municipais em minha gestão e eu teria
sido beneficiado com isso.
P2: Se eu tivesse sido beneficiado com isso, teria ficado mais
rico.
C: Não houve má-fé em minhas decisões.

Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que a
quantidade de maneiras distintas de se selecionar 3 secretarias em
2014 para que seus trabalhos sejam acompanhados pela SCT ao
longo de 2015 é

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Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - CIêNCIAS DA COMPUTAçãO / TJ/CE / 2014 / CESPE_ME