Simulado Polícia Civil do Estado da Bahia - PC/BA | Investigador de Polícia | 2019 pre-edital | Questão 123

Informática / Segurança da informação / Noções de vírus, worms e pragas virtuais


O termo insegurança computacional está relacionado, entre outras coisas, a ação de programas que podem comprometer a segurança dos recursos e informações contidas em ambientes computacionais. Sobre esses programas, considere:

I. É um código escrito com a intenção explícita de se autoduplicar. Tenta se alastrar de computador para computador, incorporando-se a um programa hospedeiro. Ele pode danificar hardware, software ou informações.

II. Cria cópias de si mesmo de um computador para outro automaticamente, ou seja, sem a ação do usuário. Primeiro ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. Depois que ele contamina o sistema, ele se desloca sozinho, distribuindo cópias de si mesmo pelas redes. Seu grande perigo é a capacidade de se replicar em grande volume. Não precisa de um programa hospedeiro.

III. É um programa de computador que parece ser útil, mas na verdade causa danos. Alastra-se quando a pessoa é seduzida a abrir um programa por pensar que ele vem de uma fonte legítima.

IV. É um termo genérico usado para softwares que realizam certas atividades como anúncios, coleta de informações pessoais ou alteração das configurações do computador, geralmente sem o devido consentimento.

Os itens I, II, III e IV referem-se, correta e respectivamente, a

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: AUXILIAR DE FISCALIZAçãO FINANCEIRA II / TCE/SP / 2012 / FCC