Simulado Polícia Militar da Bahia - PMBA | Oficial PM | 2019 pre-edital | Questão 7

Ciências Humanas / Domínio na construção e na aplicação de conceitos das diversas áreas de conhecimento para compreender os processos histórico e geográfico internacional, nacional e regional diante da problemática mundial


Essa corrente abrange uma diversidade de obras e concepções resultantes de como seus integrantes − vindos do marxismo, existencialismo ou da fenomenologia − analisam a crise do modelo científico e o surgimento de novos paradigmas.
Fundamentada na subjetividade, na intuição, nos sentimentos, na experiência, no simbolismo e na contingência, privilegiando o singular e não o particular ou o universal, em vez da explicação, tem na compreensão a base da inteligibilidade do mundo real.
Essa escola de pensamento, seguindo a mesma conduta das vertentes anteriores, criticou formas e conteúdos da ciência geográfica praticada até os anos 70 para, em seguida, enunciar seus pressupostos. [...] O lugar passa a ser o conceito-chave mais relevante.
(http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/OrientacpesCurriculares_proposicao_expectati vas_de_aprendizagem_EnsFundII_geo.pdf)


O texto apresenta características da corrente

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MéDIO - GEOGRAFIA / Pref. São Paulo/SP / 2012 / FCC