Simulado Prefeitura do Município de São Paulo | Assistente de Gestão de Políticas Públicas - Gestão Administrativa | 2019 pre-edital | Questão 155

Língua Portuguesa / Reconhecimento de tipos textuais: narração, descrição, dissertação


O Brasil só terá ensino de qualidade em todos os níveis e em
todas as instâncias da Federação quando contar com professores
motivados, qualificados e remunerados de acordo com a sua
habilitação e com a dedicação à atividade. A valorização, com
ênfase na meritocracia, seria uma forma de evitar tendências cada
vez mais comuns. Entre elas estão a insuficiência de professores,
particularmente em áreas como matemática, e o fato de o
magistério atrair cada vez mais quem não consegue ingresso em
um curso universitário com maior grau de exigência para acesso.
Salários mais compensadores já seriam uma forma de tentar a
reversão desse quadro, em uma área que não pode se conformar
com o predomínio de educadores despreparados, pois eles são os
responsáveis pela formação de profissionais em diferentes áreas
de atividade. Zero Hora (RS), 15/10/2010 (com adaptações).

No texto, predomina o tipo textual

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Fonte: TéCNICO EM METROLOGIA E QUALIDADE - CONTABILIDADE / INMETRO / 2010 / CESPE_ME