Simulado Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL | Analista Administrativo - 2014 | 2019 pre-edital | Questão 95

Língua Portuguesa / Reescritura de frases e parágrafos do texto


Os municípios do Brasil alcançaram, em média, um
índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) alto,
graças a avanços em educação, renda e expectativa de vida nos
últimos vinte anos.
Mas o país ainda registra consideráveis atrasos
educacionais, de acordo com dados divulgados pela
Organização das Nações Unidas e pelo Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada.
O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil
2013
aponta que o IDHM médio do país subiu de 0,493, em
1991, para 0,727, em 2010 — quanto mais próximo de 1,
maior é o desenvolvimento. Com isso, o Brasil passou de um
patamar “muito baixo” para um patamar “alto”
de desenvolvimento social. O que mais contribuiu para esse
índice foi o aumento na longevidade, que subiu de 64,7 anos
para 73,9 anos. Também houve aumento de 14,2% ou
(R$ 346,31) na renda nesse período.
Os maiores desafios concentram-se na educação, o
terceiro componente do IDHM. Apesar de ter crescido de
0,279 para 0,637 em vinte anos, o IDHM específico de
educação é o mais distante da meta ideal, de 1. Em 2010,
pouco mais da metade dos brasileiros com dezoito anos de
idade ou mais havia concluído o ensino fundamental; e só
57,2% dos jovens entre quinze e dezessete anos de idade
tinham o ensino fundamental completo. O ministro da
Educação admitiu um “imenso desafio” na área, mas destacou
que a educação é o componente que, tendo partido de um
patamar mais baixo, registrou os maiores avanços, graças ao
aumento no fluxo de alunos matriculados nas escolas. O índice
de crianças de cinco e seis anos de idade que entraram no
sistema de ensino passou de 37,3%, em 1991, para 91,1%, em
2010.
Conforme o atlas, dois terços dos 5.565 municípios
brasileiros estão na faixa de desenvolvimento humano
considerada alta ou média. Ao mesmo tempo, a porcentagem
de municípios na classificação “muito baixa” caiu de 85,5%,
em 1991, para 0,6%, em 2010. O relatório identificou uma
redução nas disparidades sociais entre Norte e Sul do Brasil,
mas confirmou que elas continuam a existir. Um exemplo disso
é que 90% dos municípios das regiões Norte e Nordeste têm
baixos índices de IDHM em educação e renda. Internet: www.bbc.co.uk (com adaptações).

Cada um dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de
trecho do texto — indicado entre aspas —, que deve ser julgada
certa se estiver gramaticalmente correta, ou errada, em caso
contrário.

“O relatório (...) existir” (L.37-39) — O relatório identificou
haverem reduções nas disparidades sociais entre Norte e Sul do Brasil, confirmando, no entanto a existência das mesmas.

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Fonte: ANALISTA TéCNICO-ADMINISTRATIVO / MDIC / 2014 / CESPE