Simulado Receita Federal do Brasil | Analista Tributário da Receita Federal | 2020 | Questão 34

Administração Geral / Gestão de pessoas / Estilos de liderança


Leia o texto que se segue e responda as questões abaixo.

Entre os pesquisadores do tema Liderança, surgiram Blake e Mouton que desenvolveram uma ideia de grade gerencial. “De acordo com esse modelo explicativo de liderança, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa (eixo X) e, muita ou pouca ênfase para as pessoas (eixo Y). A grade, desse modo baseia-se na visão bidimensional da liderança, atribuindo valores aos dois estilos. A combinação dos dois estilos cria cinco possibilidades principais (conforme figura abaixo).”




Possibilidade 1;1) Administração precária: a permanência como membro da organização requer um mínimo de esforço para fazer o serviço.

Possibilidade 1;9) Administração do tipo: "Clube de campo": uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas produz uma atmosfera amigável e em ritmo de trabalho confortável.

Possibilidade 5;5) Administração do tipo “funcionário": o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório.

Possibilidade 9;1) Autoridade e obediência: a eficiência das operações é produto de um sistema de trabalho no qual a interferência do elemento humano é mínima.

Possibilidade 9;9) Administração do tipo “gerência de equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco” produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito.

Imagine que você deve selecionar um perfil de liderança, utilizando a grade de liderança de Blake e Mouton, para ocupar o cargo de chefia em um grupo de supervisores das máquinas que compõem uma linha de produção que tem como característica principal o funcionamento automatizado.

Qual das possibilidades principais de perfis descritos pelos pesquisadores se refere a: um Líder voltado para as tarefas e um Líder negligente, respectivamente?

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA TéCNICO-ADMINISTRATIVO / PECFAZ / 2013 / ESAF