Simulado Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN | Agente Federal de Execução Penal | 2020 | Questão 399

Raciocínio Lógico / Estruturas lógicas


Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da
seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em
determinado dia comparecem à agência no período compreendido
entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente
recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à
sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à
agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por
diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os
clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem
estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à
agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o
atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera
para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes
que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de
atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou
diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos
15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes
foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse
número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e
prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência
no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o
mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em
relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o
nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos
que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em
3/2/2014.

Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.

No dia 30/1/2014, o 61.º cliente que compareceu à agência foi
atendido depois das 12 h 35 min.

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Fonte: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO - ADMINISTRATIVA / CAIXA / 2014 / CESPE