Simulado Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ | Analista Administrativo - Ciências Contábeis | 2019 pre-edital | Questão 314

Língua Portuguesa / Tipologia textual


Ao ser criada, em 1957, a Rede Ferroviária Federal
S.A. integrou as diferentes ferrovias públicas do país.
Nesse conjunto, a de maior quilometragem era a Rede Mineira
de Viação, seguida de perto pela Estrada de Ferro Central do
Brasil, que, contudo, era a mais importante. Seu nome já
informava sobre sua relevância: era o centro ferroviário do
país. Com ela entroncavam-se a Rede Mineira, a Leopoldina,
a Leste Brasileiro, a Vitória, a Minas, a Campos do Jordão, a
Santos, a Jundiaí, a Morro Velho e outras ferrovias
particulares, além das companhias de navegação do rio São Francisco.
Com o seu traçado e a abrangência ampliada pelos
entroncamentos, a Central tinha cargas e passageiros bastante
diversificados. Líquido ou sólido, vivo ou inanimado, são ou
enfermo, inofensivo ou perigoso, frágil, repugnante, tudo e
todos iam de trem para qualquer lugar.
Aos poucos, o perfil dos transportes nas antigas linhas
da Central se modificou para atender, principalmente, aos
interesses da mineração e da siderurgia. Trens enormes,
tracionados por mais de uma locomotiva dísel-elétrica, fizeram
da principal linha da Central um mineroduto, o que expulsou,
gradativamente, os incômodos passageiros, que migravam para
o transporte rodoviário — que era mais rápido, porém caro.
A política para passageiros era clara: transporte de massas em
grandes centros urbanos. Surgiu a Companhia Brasileira de
Trens Urbanos e, com ela, o pós-moderno trem de subúrbio —
o metrô de superfície —, com uma timidez da qual ainda não
se refez. Vai ver pesa-lhe o título de trem metropolitano
quando, na verdade, não passa de um excelente trenzinho
urbano, restrito aos limites da capital. Helena Guimarães Campos. A era da RFFSA.
Internet: www.ongtrem.org.br (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O fato de o texto apresentar, no passado, uma sequência de
fatos permite classificá-lo como predominantemente narrativo.

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Fonte: ESPECIALISTA EM REGULAçãO DE SERVIçOS DE TRANSPORTES TERRESTRES - DIREITO / ANTT / 2013 / CESPE