Simulado Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJ-RJ | Analista Judiciário - Análise de Sistemas | 2019 pre-edital | Questão 103

Engenharia de Software / Princípios de Engenharia de Software


A engenharia de software apresenta um conjunto de princípios que podem ser usados quando um projeto de desenvolvimento de software for realizado, como os descritos abaixo:

I. Decomposição − o software é um produto complexo construído a partir de partes mais simples. A decomposição funcional é uma maneira de conceber o software como um conjunto de funções de alto nível (requisitos) que são decompostas em partes cada vez mais simples até chegar a comandos individuais de linguagem de programação.

II. Abstração − muitas vezes é necessário descrever um elemento em uma linguagem de nível mais alto do que o necessário para sua construção. A abstração ajuda os interessados no processo de desenvolvimento a entenderem estruturas grandes e complexas através de descrições mais abstratas.

III. Composição − a composição deu origem à orientação a objetos, em que um objeto pode ser classificado simultaneamente em mais de uma classe. Por exemplo, um cão, além de ser um mamífero, é animal e vertebrado.

IV. Padronização − a criação de padrões (patterns) de programação, design e análise ajuda a elaborar produtos com qualidade mais previsível. São importantes para a captação de experiências e evitam a repetição de erros que já têm solução conhecida.

Apresentam princípio e descrição corretos o que se afirma APENAS em

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TECNóLOGO - SISTEMAS / SABESP / 2014 / FCC