Simulado Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJ-RJ | Analista Judiciário - Análise de Sistemas | 2019 pre-edital | Questão 309

Português / Sintaxe da oração e do período


Recém-chegado a Roma em 1505, Michelangelo
Buonarroti foi contratado para fazer aquela que vislumbrava
como a obra de sua vida. O jovem que acabara de se consagrar
como escultor do Davi recebeu a incumbência de criar o futuro
túmulo do papa Júlio II. O projeto consistia no maior conjunto
de esculturas desde a antiguidade. Mas Júlio II mudou de
ideia: antes de fazer o túmulo, resolveu reconstruir a Catedral
de São Pedro. Com o adiamento, Michelangelo recebeu um
prêmio de consolação: pintar o teto de uma capela de uso
reservado que se encontrava em estado deplorável.
Michelangelo resistiu a pintar a capela não apenas por
julgar que seria um projeto menor. Relatos indicam que, na raiz
disso, havia uma forte insegurança. O artista, que se consi-
derava um escultor, cortava de forma peremptória quando lhe
pediam uma pintura: “não é minha profissão”. Hoje, é curioso
imaginar que o criador do teto da Capela Sistina possa ter
resistido a seu destino.
Michelangelo fez fortuna servindo a sete papas e a
outros tantos notáveis, como o clã florentino dos Medici. Nem
sempre, porém, entregava o que prometia. Para sobreviver,
enfim, Michelangelo teve de enfrentar questões que afligem os
seres humanos em qualquer tempo. Como no caso de sua
resistência a trocar a escultura pela pintura, quem nunca tremeu
nas bases ao ser forçado a sair de sua zona de conforto? Em
matéria de pressão competitiva, a arte renascentista não diferia
tanto do ambiente de busca pelo alto desempenho das
corporações modernas. O jovem Michelangelo penou para
demonstrar o valor de seu gênio numa Florença dominada por
estrelas veteranas como Leonardo da Vinci.
O corpo humano foi o campo de batalha artística de
Michelangelo. Como definiu o pintor futurista Umberto Boccioni
(1882-1916), essa era sua “matéria arquitetônica para a
construção dos sonhos”. Michelangelo criou corpos perfeitos,
mas irreais: o Davi tem musculatura de homem adulto, mas
compleição de menino. Com isso, o artista resgatava a imagem
juvenil dos deuses gregos. (Adaptado de Revista VEJA. Edição 2445, 30/09/2015)

...antes de fazer o túmulo, resolveu reconstruir a Catedral
de São Pedro
.



O elemento que possui a mesma função sintática do
sublinhado acima se encontra também sublinhado em:

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