Simulado Tribunal Regional Federal - 2ª Região | Analista Judiciário - Informática | 2019 pre-edital | Questão 503

Sistemas operacionais / Gerenciamento de entrada/saída


Em relação aos modelos de entrada e saída, considere:

I. Na entrada e saída mapeada, o programa vê os dispositivos periféricos como endereços de memória, mandando dados para eles como se estivesse escrevendo na memória.

II. No modo de transferência simples o controlador de DMA devolve o controle de barramento à CPU a cada transferência de um byte (ou palavra); no modo de transferência por bloco o controlador de DMA não devolve o controle do barramento à CPU até que toda a transferência tenha sido efetuada.

III. Na entrada e saída mapeada, se cada dispositivo tem seus registradores de controle em uma página diferente do espaço de endereçamento, o sistema operacional pode dar a um usuário o controle sobre dispositivos específicos, simplesmente incluindo as páginas desejadas em sua tabela de páginas.

IV. Os controladores de DMA que usam endereçamento de memória física para suas transferências requerem que o sistema operacional converta o endereço virtual do buffer de memória pretendido em um endereço físico e escreva esse endereço físico no registrador de endereço do DMA.

Está correto o que se afirma em

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO JUDICIáRIO - SUPORTE TéCNICO / TJ/PE / 2012 / FCC