Simulado Ministério do Desenvolvimento - MDIC | Analista Técnico-Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 818

Língua Portuguesa / Domínio da estrutura morfossintática do período / Relações de coordenação e subordinação entre orações e entre termos da oração


Quanto maior a distância entre os poucos ricos e os
numerosos pobres, piores os problemas sociais: o conceito se
aplica tanto aos países ricos quanto aos pobres. Não importa
quanto uma nação seja afluente, mas seu grau de desigualdade.
A Suécia ou a Finlândia, dois dos países mais ricos do mundo
em renda per capita e PIB, apresentam uma distância pequena
entre os cidadãos mais ricos e os mais pobres — e, portanto,
lideram de forma consistente os índices mundiais de bem-estar
mensurável. Os Estados Unidos da América (EUA), por sua
vez, apesar da imensa riqueza acumulada, apresentam sempre
valores baixos para esses critérios. Gastamos grandes somas
em saúde, mas a expectativa de vida nos EUA continua sendo
inferior à da Bósnia e ligeiramente superior à da Albânia.
A desigualdade é corrosiva. Faz que as sociedades
apodreçam por dentro. O impacto das diferenças materiais
exige algum tempo para se manifestar, mas, aos poucos, a
competição por status e bens aumenta; as pessoas desenvolvem
uma sensação de superioridade (ou inferioridade) baseada em
seu patrimônio; cresce o preconceito contra os que ocupam
os patamares inferiores da pirâmide social; o crime se agrava;
e as patologias ligadas à desigualdade social se destacam ainda
mais. O legado da acumulação desregulada da riqueza, sem
dúvida, é amargo. Tony Judt. O mal ronda a terra: um tratado sobre as
insatisfações do presente. Celso Nogueira (Trad.). Rio de
Janeiro: Objetiva, 2011, p. 30 (com adaptações).

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens a seguir.

No trecho “que ocupam os patamares inferiores da pirâmide
social” (L.19-20), o pronome “que” introduz uma oração que
restringe a significação do antecedente “os” (L.19).

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Fonte: ANALISTA DE NEGóCIO / MP / 2013 / CESPE